A História da Maquiagem
A maquiagem, assim como muitos outros cosméticos, é bem antiga. Foi inventada pelos egípcios e era chamada de Kohl. Em 3 mil anos antes de Cristo os egípcios já conheciam o que hoje nós chamamos de batom, maquiagem para realçar olhos e sobrancelhas (a base de chumbo e de malaquita), o blush para corar as bochechas (feito de a partir de produtos vegetais) e pós que eram misturados com óleo. Delinear os olhos de preto não era uma simples make, e sim uma prática religiosa. Contornavam os olhos em troca de proteção dos deuses.
As caravanas que levavam especiarias para a Europa, introduziram a maquiagem na Grécia. E com o retorno das cruzadas que a mesma foi levada para a Europa nórdica. E desde o século XVII, a maquiagem é utilizada por TODAS as classes sociais.
A maquiagem moderna tornou-se popular através do cinema, a partir de 1920. E no Brasil, foi no ano de 1970 que o artista Eric Rzepecki mostrou a função do maquiador a toda população, através dos seus trabalhos em telenovelas na Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário